Basenji

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Basenji Inglês

Grupo:
5 - Tipo primitivo
Nome de Origem
: Basenji
País de origem:
Congo
Registro FCI
: 43
Grau de Atividade
: Moderado e alto
Funções
: Companhia e caça


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: Macho: 43cm
Fêmea: 40cm.
Peso: Macho: 11kg
Fêmea: 9,5kg.
Pêlo: Curto, fino e denso.
Cores: Preto e branco, vermelho e branco, preto fogo e branco.


O basenji é uma das raças mais antigas do mundo, seus ancestrais são encontrados retratados nas tumbas dos faraós. Acredita-se que cães da raça teria origem no leste africano e dado de presente ao faraó que se encantou com um exemplar da raça, passando a raça a ser criada no vale do Nilo. Com o declínio da civilização egípcia a raça continuou a ser criada pelos habitantes da região, que admiravam suas qualidades de caçador, até o século XIX quando exploradores ingleses chegaram a região e levaram alguns exemplares da raça para a Inglaterra. Os cães levados para a Inglaterra acabaram por morrer e a raça só conseguiu ser introduzida definitivamente na Europa durante o século XX. Este cão já foi batizado com diferentes nomes ao longo de sua história. Já foi chamado de “cão de Keops” em referência ao faraó egípcio, também já foi chamado de “terrier do Congo” pois uma de suas habilidades era a de caçar ratos e pequenos roedores (embora não seja um cão tipo terrier), atualemente é conhecido como “basenji”, este é o nome de uma etnia de pigmeus do Congo, que significa “habitante do mato”.

A raça ficou famosa por sua principal característica: Não latir. O basenji não possui a capacidade de latir, mas isto não quer dizer que não faça nenhum ruído, estes cães produzem um som peculiar, que muitos donos comparam com “choro”, “risadas”, “canto de pássaros” ou “assobios”. Além disto, a raça também possui outras particularidades, eles costumam se lamber de vez em quando, como os gatos, e adoram lugares altos de onde possam observar o ambiente ao redor.

São grandes caçadores e companheiros, sempre alegres, vivos e brincalhões, sendo uma boa companhia para todas as idades. É um animal de personalidade forte, determinada, independente e bem equilibrada. Seus sentidos são bem desenvolvidos, possui um bom faro, audição e visão, além disto tem um estilo de caça silencioso e é muito inteligente. Apesar de inteligente e esperto, o basenji é muito independente o que por vezes pode se traduzir em teimosia ocupa a 78ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren, seu dono, portanto, deve ser muito paciente e a educação e a socialização de um basenji deve começar desde filhote.

Cães desta raça são extremamente ativos, necessitando de muito espaço para se exercitar, não são, portanto, recomendáveis para apartamentos. Esta raça detesta solidão, são extremamente apegados aos seus donos e podem ser ciumentos com outros cães. São animais asseados, com pouco odor natural. Sua pelagem, no entanto, necessita de escovação diária, para a retirada de pêlos mortos. Cães desta raça podem estar sujeitos doenças genéticas como a displasia, um problema de que pode ser evitado com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.

---