Berne

A Berne é causada pela larva da berneira; uma mosca denominada Dematobia hominis.

A doença é considerada um tipo de miíase (proliferação de larvas de mosca em tecidos vivos) onde a larva da mosca se desenvolve no local onde foi depositada, não atingindo regiões vizinhas (como ocorre no caso das bicheiras).

As moscas responsáveis pela Berne podem ser hematófagas (que sugam sangue) ou lambedouras (as que, via de regra, depositam suas larvas nos animais domésticos).

Homens e animais, sobretudo os cães e bovinos, podem ser vítimas. Não é a mosca Dematobia hominis quem ‘ataca’ as vítimas, e sim um outro tipo de inseto, chamado de condutor ou veiculador, que tem os ovos da mosca depositados em seu abdome. No instante em que o inseto condutor pousa sobre o pelo do animal as larvas saem dos ovos e se dirigem até a pele, perfurando-a e se desenvolvendo em seu interior.

Com o passar do tempo, a larva vai se desenvolvendo e o local perfurado continua aberto para que possa respirar. O movimento das larvas no interior da perfuração causa extrema dor e incômodo no animal.

Portanto, é importante que seja qual for o número de bernes presentes no animal, elas sejam retiradas ‘espremendo-se’ o local até que o pus seja eliminado por completo. Entretanto, o processo de retirada da berne deve ser realizado somente por um veterinário, e não por qualquer pessoa para que não sejam criados outros tipos de problemas ao animal, pois, além de muito doloroso, caso a larva não seja total e devidamente retirada e ainda estiver viva, haverá risco de que surjam abcessos ou infecções.

O tratamento pode ser feito à base de sprays específicos ou com medicamentos orais, mas, a exemplo do que ocorre com a maioria das doenças, o melhor remédio é a prevenção controlando-se o aparecimento de moscas e mantendo o ambiente do animal sempre limpo.

Dra.Milagros Guadalupe Perera

CRMV 15.742 - milamgp@hotmail.com




---