Bicho Geografico

A doença, também conhecida como Larva Migrans, acomete o homem e é causada por um parasita intestinal de cães e gatos que não tenham sido vermifugados corretamente.

Os ovos são eliminados pelas fezes dos animais e tornam-se larvas que penetram na pele do homem, geralmente pelos pés e nádegas, pois os lugares onde as infestações são mais comuns são a areia e a terra, onde os animais defecam com maior freqüência.

Existem dois tipos da doença. A Larva Migrans cutânea, que causa a irritação da pele formando um desenho semelhante à figura de um mapa na pele (daí o nome “Bicho Geográfico”) e a Larva Migrans visceral, que traz conseqüências ainda mais graves por penetrar no organismo humano, podendo se instalar no fígado ou até mesmo nos olhos.

Nos seres humanos, os sintomas são percebidos quando há a presença de um desenho em forma de mapa e de coceira intensa no local afetado. O tratamento nem sempre é necessário, a não ser nos casos considerados de maior gravidade.

Cães e gatos podem ser contaminados pelo parasita de várias formas como pela ingestão de insetos ou roedores, pela penetração da larva na pele (da mesma forma como acontece com os humanos), etc.

Por isso, a responsabilidade dos proprietários dos animais é o melhor método preventivo da doença e, para isso, não são necessários esforços, apenas a vermifugação (no mínimo anual) e o recolhimento das fezes e de todo e qualquer tipo de sujeira do animal, tanto em casa quanto em lugares públicos o que, com certeza, impedirá a proliferação do parasita e evitará que outros animais e humanos sejam contaminados.

Dr.Maurício Pires

CRMV 17.407 - mau.pires@bol.com.br




---