INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome: Komondor
Grupo: 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto Boiadeiros Suíços); Seção 1 - Cães Pastores
Nome de Origem: Komondor
País de origem: Hungria
Registro FCI: 53
Grau de Atividade: Alto
Funções: Companhia, guarda e defesa
CARACTERÍSTICAS DA RAÇA
Altura: De 65 a 70cm.
Peso: Machos: 50 a 60 kg; Fêmeas: 40 a 50kg.
Pêlo: Longos pêlos. A pelagem consiste em um pêlo de cobertura rústico e de um subpêlo mais fino. A pelagem característica é determinada através da relação do pêlo de cobertura e do subpêlo. A pelagem felpuda, que tende a feltrar, é o básico requerido. Uma pelagem igualmente densa, ondulada e encordoada também é desejada. Os pequenos tufos de pêlos são poucos ou não são felpudos.
Cores: Marfim.
O komondor se destaca pelo seu grande porte e pelagem abundante e encordoada. A palavra komor quer dizer sereno, esta raça é considerada patrimônio histórico e cultural do povo húngaro.
Segundo teorias a raça teria chego a Hungria em 896. Há algumas teorias que procuram relacionar parentesco do komondor com outros cães de montanha, que como eles é um defensor dos rebanhos contra predadores. Sua aparência de grande urso, não corresponde ao seu real comportamento. Pois, trata-se de um cão muito silencioso e que raramente late, mas também se trata de um cão independente e com forte instinto de guarda.
É um animal muito forte que foi desenvolvido para ter iniciativa na proteção dos rebanhos, com os quais era deixado sozinho pelos pastores. Essa atividade requeria que o cão tivesse que tomar suas próprias decisões e esta mesma ´independência´ faz com que seja um cão ideal para quem tenha voz ativa e muita experiência o que torna o Komondor bastante diferente dos demais pastores, que, normalmente, esperam ordens do seu líder humano para agir.
Foi esta mesma vocação para proteção de rebanhos e guarda que fez com que a raça fosse bastante valorizada nos Estados Unidos, onde é utilizada ainda hoje para a mesma função.
Possui um temperamento bastante reservado com estranhos, o que contrasta com a sua animação contagiante que demonstra com seus donos.
Seu instinto natural de proteção, desenvolvido durante séculos, faz igualmente com que conviva bem com qualquer animal: gatos, galinhas, vacas e outros. Entretanto, com outros cães o Komondor acaba sempre querendo disputar a liderança e quase sempre ganha a parada por causa de seu grande porte.
É um animal que necessita viver ao ar livre, sendo ideal para sítios e fazendas. Seu pêlo encordoado é capaz de protegê-lo das intempéries, uma vez que as "trancinhas" funcionam como um regulador térmico e ainda é repelente à água, impedindo que penetre facilmente no corpo do Komondor. Existem dois tipos de tranças na raça: uma mais espessa e outra fina. Entretanto, ambas só estão totalmente formadas quando o cão atinge, no mínimo, 2 anos de idade.
A raça pode apresentar as seguintes doenças: Displasia,Torção Gástrica,Problemas de pele, e Otite, problemas que podem ser evitados com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.