Spaniel Japonês/Japanese Chin

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Spaniel Japonês/Japanese Chin

Grupo:
9 - Cães de Companhia; seção 8 - Spaniels Japoneses e Pequinês
Nome de Origem
: Chin
País de origem:
Japão
Registro FCI
: 5
Grau de Atividade
: Moderado
Funções
: Companhia


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: Até 28cm.
Peso: Até 3,5kg.
Pêlo: Sedoso, longo e reto. Com exceção do focinho, o corpo inteiro é revestido por pelagem abundante. Pêlo, moderadamente, assente, com tendência a se levantar. Orelhas, pescoço, coxas e cauda, profusamente franjados.
Cores: Branco e preto ou tons avermelhado e branco.


O Spaniel Japonês, também conhecido como Japanese Chin é um cão que foi desenvolvido no Japão. Algumas teorias acreditam que estes animais chegaram ao Japão no ano de 732, oferecido ao imperador japonês como presente. Já outras teorias acreditam que sua chegada ocorreu devido aos primeiros monges que chegaram ao Japão em 528 para difundir o Budismo no país, portanto, seu papel está estreitamente ligado ao budismo, sendo chamado de "Cão do Fo" ou "Cão de Buda".

Ao longo do tempo seu tamanho foi diminuindo. Segundo textos do século XVIII, estes cães eram tão pequenos que viviam em gaiolas como pássaros presos no teto das grandes mansões. Nesta mesma época a nobreza principalmente as damas adotaram definitivamente o Chin como companhia de colo.Estes animais foram apresentados nos Estados Unidos pela primeira vez em 1882, numa exposição canina em Nova York.

Apesar de suas qualidades como cão de companhia, não tornou-se popular em todo mundo, graças a concorrência com o pequinês (nos Estados Unidos) e do Cavalier King Charles (Inglaterra).No Brasil, a raça não é muito conhecida, existindo poucos os criadores.

Um dos pontos fortes da raça é seu temperamento. É ao mesmo tempo brincalhão, altivo e mostra-se bastante seletivo em suas relações. É muito apegado aos donos e não é muito receptivo a estranhos. É uma excelente companhia para crianças, no entanto, devido seu pequeno porte, deve-se evitar brincadeiras agressivas, pois do contrario, o animal se machucará facilmente. Convive bem com outros cães e outros animais, e se adapta bem a todos os ambientes, podendo ser criado tranqüilamente em apartamentos, desde que seu dono o leve para passear freqüentemente.

Os cuidados com sua pelagem requer apenas escovação freqüente. Por ser um animal de pequeno porte, necessita-se de escovação dental, para se evitar a formação de tártaro.

É no geral, uma raça bastante saudável, no entando, pode estar sujeitos a certas doenças hereditárias como: o fechamento tardio da moleira, hérnia e luxação patelar, problemas que podem ser evitados com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.

---