Papillon/ Phalene

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Papillon/ Phaléne

Grupo:
9 – Pequeno Spaniel Continental
Nome de Origem
: Spaniel Continental
País de origem:
Bélgica/França
Registro FCI
: 77
Grau de Atividade
: Moderado
Funções
: Companhia


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: De 20 a 28 cm;
Peso: De 2,5kg a 5kg.
Pêlo: Sem subpêlo, abundante, brilhante e ondulado. É longo no pescoço e média no dorso e nos lados do corpo.
Cores: Predominância de branco, com “malhas” de todas cores, com mais incidência nas cores preta, fulvo, castanho e mel.


O Papillon é a variedade do Spaniel Continental Anão com orelhas eretas. Era conhecido no século XVI como Spaniel Anão, podem ser vistos em antigas pinturas e tapeçarias. Madame Pompadour e Maria Antonieta foram ardentes admiradoras da raça.

Muitos exemplares foram vendidos para a corte de Luis XV. Seus antepassados possuiam orelhas caídas. Gradualmente cães com orelhas eretas começaram a surgir e essa variedade recebeu o nome de Papillon (papillon=borboleta). A raça atualmente pode ter tanto a orelha caída como ereta, muitas vezes, os dois tipos aparecendo na mesma ninhada. A variedade de orelhas caídas (falena) é chamada de “Phaléne” enquanto os outros, de orelhas eretas, são chamados Papillon.

A raça foi desenvolvida para ser um animal de companhia por excelência. Por isso,possui características de comportamento meigo e tranqüilo. São animais extremamente inteligentes, ocupa a 8º lugar na classificação do pesquisador Stanley Coren. É um animal que adora agradar seu dono, por isso, não faz o tipo teimoso ou temperamental.

Este animal não costuma se entrosar bem com estranhos e só aceita um carinho destes após perceber que são bem-vindos pelo dono. Caso contrário, mantêm estranhos sob constante vigília, impedindo até mesmo que toquem nos objetos da casa. No entanto, após o primeiro contato, normalmente o Papillon torna-se sociável e amigável, porém sem ser pegajoso ou inconveniente.

Esta raça convive bem com outros animais, no entanto, não é recomendável a interação com animais de grande porte, pois como possui tamanho diminuto pode se machucar facilmente ao brincar com cães maiores.

Apesar da raça se dar bem com crianças, todo cuidado é pouco, uma vez que sendo um cão muito delicado e frágil, pode se machucar facilmente em uma brincadeira mais agressivas.

Sua pelagem não necessita de maiores cuidados, apenas escovações freqüentes, não necessitando de banhos freqüentes (apenas quando estiverem muito sujinhos).

A raça apresenta algumas doenças de origem genética como: luxação de patela, atrofia progressiva da retina, fontanela aberta (o que o torna sensível a pancadas) e alergias, problemas que podem ser evitados com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.

A raça é sensível a anestésicos, possuem ossos porosos, que absorvem intensamente remédios e causa facilmente sobredosagem. Se for preciso submetê-lo a uma cirurgia, é essencial usar um anestésico de reversão rápida.

---