Pharaoh Hound

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Pharaoh Hound

Grupo:
5 – Cães primitivos
Nome de Origem
: Kelb tal-fennek
País de origem:
Malta
Registro FCI
: 248
Grau de Atividade
: Alto
Funções
: Companhia e caça


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: Macho: de 56cm a 63,5cm; fêmea: de 53cm a 61cm.
Peso: Aproximadamente 28kg
Pêlo: Curto, liso, brilhante e cerrado, variando do fino ao levemente duro.
Cores: Várias nuances de fulvo, pode ter marcas brancas na ponta da cauda, no peito e nos dedos, uma pequena lista branca na face também pode ser admitida.


O Pharaoh hound, conhacido também como “cão do faraó” é provavelmente descendente dos antigos cães caçadores representados nos hieróglifos e pinturas dos antigos egípcios.

Este cão possui uma grande semelhança com algumas das representações do deus egípcio “Anúbis” e, segundo lemdas, o faraó Tutankamon possuia um exemplar da raça, de nome Abuwitiyuw, que era seu grande companheiro. Estes cães egípcios acabaram se espalhando pelo mediterrâneo, levados em embarcações fenícias antes do declínio da civilização egípcia. Alguns destes cães permaneceram isolados na ilha de Malta, onde foram criados e adimirados como excelentes caçadores de coelhos até os dias atuais.

Em 1979 Malta declarou o Pharaoh hound como “Cão Nacional de Malta” e cunhou moedas de prata comemorativas com o rosto de um cão da raça estampado.

São animais velozes e ágeis, são excelentes caçadores donos de excelente audição, olfato e visão. São muito afetuosos, carinhosos, sendo uma excelente opção para crianças. Estes animais gostam de habitar o interior das casas. Adoram ficar sobre os sofás e almofadas sempre que possível. É uma raça extremamente limpa e possui pouco cheiro. São cães de temperamento independente e, por isso mesmo, são pouco obedientes, mas são muito espertos e inteligentes. Estes animais necessitam de exercícios freqüentes para que possam se exercitar.

Sua pelagem não necessita de maiores cuidados, bastando apenas, escovação regular dos pêlos para a retirada de fios mortos. Este cão é resistente e saudável, mas como possui pouca gordura no corpo são mais sensíveis a anestésicos e podem ter reações alérgicas a produtos tóxicos, mais facilmente do que outras raças de cães do mesmo peso.

---