Parvovirose

Mais comum nos cães domésticos, a Parvovirose é a mais conhecida e mais perigosa virose que ataca, principalmente, os filhotes devido à baixa resistência. É somente transmissível aos animais, e representa uma das maiores causas de morte de filhotes.

Causada pelo parvovírus, a Parvovirose surge de forma inesperada e violenta causando febre, vômitos, diarréia hemorágica, diminuição dos glóbulos brancos, desidratação, emagrecimentos e sintomas cardíacos (sobretudo em filhotes) que, se não tratada a tempo, pode levar o animal à morte em 24 ou, no máximo, 48 horas.

O diagnóstico, assim como no caso da Coronavirose, só é possível através de exames laboratoriais uma vez que algumas intoxicações e viroses podem ser confundidas com a Parvovirose.

Para que o tratamento seja eficaz, é necessário que os sintomas sejam combatidos com antibióticos e, em alguns casos, transfusão de sangue, sendo que para isso, na maioria dos casos, o animal precisa de internação. Uma vez curado, o animal não apresenta seqüelas, mas estará imunizado temporariamente, precisando de cuidados preventivos constantes.

Apesar de tratar-se de uma doença de extrema gravidade, para que os animais não corram risco de contraí-la, basta uma simples medida: a vacinação anual.

Dr.Maurício Pires

CRMV 17.207 - mau.pires@bol.com.br




---