Piometra (PIO = pus METRA = útero)

Infecção uterina que acomete cadelas e gatas a partir dos 5 anos de idade, podendo ocorrer em fêmeas mais jovens.

A freqüência da doença é maior em cadelas que nunca tiveram cria, mas pode ocorrer em fêmeas com mais de uma cria, assim, acasalar uma fêmea na intenção de prevenir a infecção uterina certamente não é um método 100 % eficaz.

Os sinais aparecem normalmente um mês depois do último cio. Um corrimento vaginal abundante, espesso, de odor desagradável e com coloração variável de avermelhado, pardo ou acastanhado podem indicar sinal da doença, acompanhado de perda de apetite, elevação da temperatura, aumento da ingestão de água e consequentemente maior produção de urina . Em alguns casos, denominados piometra fechada, o corrimento não é aparente, dificultando assim o diagnóstico.

O útero com piometra fica repleto de secreção, aumenta de tamanho e o organismo absorve o conteúdo purulento (pus), levando a fêmea a uma intoxicação pelas toxinas bacterianas.

O diagnóstico é feito pelos sinais clínicos, hemograma, exame laboratorial e ultrasonografia. Quando detectada a tempo, a doença tem tratamento cirúrgico que consiste na remoção do útero associada a uma terapia com antibióticos. Após a cirurgia, a recuperação é rápida, pois o foco de infecção já foi erradicado. O melhor método preventivo é a castração de cadelas e gatas logo após o primeiro cio.

O diagnóstico e a cirurgia só podem ser feitos pelo veterinário.

Dra.Milagros Guadalupe Perera

CRMV 15.742 - milamgp@hotmail.com




---