Chihuahua

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Chihuahua

Grupo:
9 - tipo chihuahua
Nome de Origem
: Chihuahua
País de origem:
México
Registro FCI
: 218
Grau de Atividade
: Moderado
Funções
: Companhia


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: De 16 a 20cm.
Peso: De 1 a 3,5kg.
Pêlo: Variedade de pêlo longo: Longo, fino, não muito denso, liso ou levemente ondulado, curto na cabeça, na parte frontal dos membros e na ponta das orelhas, possui sub-pêlo.
Variedade de pêlo curto: Curto, brilhante, junto e assentado, um pequeno colar no pescoço é desejado, possui sub-pêlo.
Cores: Todas.


Seu nome se deve à região de Chihuahua no Norte do México, onde se acredita que a raça teria surgido. Acredita-se que o chihuahua é descendente de pequenos cães criados pelos Toltecas, um povo que habitou o México antes dos Astecas. Esses pequenos cães eram chamados “Techichi” e eram apreciados como amuletos traziam felicidade a casa e à família. Eram considerados sagrados, guias espirituais e eram muitas vezes sacrificados em homenagem aos deuses e sua carne consumida como alimento sagrado.

Contudo, existe uma teoria que considera as origem do Chihuahua verdadeiramente asiáticas. É possível que os cães criados pelos toltecas e pelos astecas tenham chegado até a América em navios asiáticos, principalmente provenientes da China, que realizavam comércio com o continente antes da chegada dos europeus. Independente das origens remotas da raça sabe-se que o mesmo foi criado no México durante séculos, sendo vendido para turistas como souvenir mexicano, durante o século XIX.
Essa é a menos raça existente, possui olhos grandes e uma cabeça grande e redonda, com formato de “maçã” típico da raça e que lhe dá uma aparência infantil muito apreciada pelos seus donos e admiradores. Existem duas variedades de acordo com a pelagem, o chihuahua de pêlo curto e o Chihuahua de pêlo longo. A variedade de pêlo curto é a mais antiga e a variedade de pêlo longa, mais rara, só foi desenvolvida posteriormente, quando a raça foi levada para a Europa e é derivada da mistura do chihuahua com o Spaniel anão continental da variedade “Papillon”.

O Chihuahua é um animal, corajoso, ousado e resistente. A raça tem temperamento independente e orgulhoso, não sendo considerado um cão obediente pé o 67ª na colocação do ranking de inteligência canina de Stanely Coren. Exigindo, portanto, paciência do seu dono. A raça também late bastante e pode ser um bom cão de alarme, além de um agradável companheiro, porem deve ser desencorajada a latir desde cedo para que o hábito não vire um incômodo. O Chihuahua é um cão muito apegado ao seu dono, chegando mesmo a ser possessivo e ciumento o que pode gerar “desentendimentos” com outros cachorros da casa, se houverem. O Chihuahua não costuma conviver bem com crianças pequenas, pois não são muito pacientes e as crianças podem machucá-los, mesmo sem querer, com suas brincadeiras. Sua manutenção é bem simples e não necessita de exercícios freqüentes.

O chihuahua é um excelente cão de apartamento. Essa raça não gosta muito do frio e podem vir a precisar de agasalho em regiões muito frias. Seus donos devem cuidar dos olhos que por serem grandes e salientes podem estar sujeitos a se machucarem batendo em galhos ou espinhos. Esta raça, assim como toda raça de pequeno porte deve manter uma boa higiene bucal para evitar a formação de tártaro nos dentes. Como a raça é muito pequena, é recomendada que os filhotes só tomem banho após a aplicação das vacinas, por volta dos quatro ou cinco meses de idade. Apesar de ser considerado a menor raça de cachorro existente, ainda assim existem muitas pessoas criando e vendendo filhotes menores que o normal, estes cães super reduzidos são mais frágeis e mais sujeitos a problemas de saúde, é preciso cuidado na hora da escolha do filhote para evitar problemas futuros.

---

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu tenho um chihauhua.
E e muito dificil encontra coleira pra essa raça que e muito pequena.
Eu axo que devia ter mais casas de rações vendendo coleiras que si adaptace a bichinhos tao pequenos.
Pra mim compra uma coleirinha que si adaptace a ele,eu tive que compra em uma loja de rockeiro aquelas puseirinhas pra humano..seriokkkkkkk...

Assim fica dificil('.')
beijaooo


Eu amo meu CHIHAUHUA...MAX....

Unknown disse...

Adoraria um cão assim!!!

Unknown disse...

Eu tenho 2 e sou muito feliz com eles

Anônimo disse...

Eu tenho 2. Amo meus bebês, são alegres, brincalhões e temperamentais.

Postar um comentário