Na sarna de ouvido é comum a presença de grande quantidade de cera, de cor castanho escuro, quase preta, onde a coceira é um sinal característico.
O cerúmen em excesso é causado por uma reação do conduto auditivo em decorrência da presença de inúmeros ácaros (sarna). O animal coça muito as orelhas, geme e pode chacoalhar a cabeça insistentemente. Esse tipo de sarna fica restrito ao conduto auditivo, não aparecendo lesões no resto do corpo, e não é transmissível ao homem.
O excesso de cera nos ouvidos e o traumatismo causado pelo ato de coçar violentamente com as patas, fazem com que o cão ou gato desenvolvam inflamação nos ouvidos (otite), causando dor e desconforto.
O tratamento consiste em aplicar medicamentos parasiticidas no conduto do animal por um período de tempo prolongado, a critério do veterinário. O ácaro embora não cause lesões fora dessa região, pode estar presente também na pelagem, por isso, banhos parasiticidas são recomendados como desinfecção do ambiente.
Após a cura, o animal pode se infestar novamente se estiver em contato com outros animais ou ambiente contaminados. Ouvido sadio não apresenta cerúmen (cera) , odor desagradável ou coceira.
Consulte sempre um profissional especializado.
Dra.Milagros Guadalupe Perera
CRMV 15.742 - milamgp@hotmail.com