Sarnas

Existem dois tipos sarnas que atacam animais: a chamada sarna negra (ou demodécica) e a escabiose. Ambas podem ser transmitidas a outros animais e, eventualmente, ao homem.

A sarna negra é transmitida exclusivamente da mãe contaminada para os filhotes em suas primeiras horas de vida e, geralmente, traz conseqüências mais graves que a escabiose. Esta sarna pode ser controlada, mas não totalmente curada.Portanto, é importante que fêmeas que têm ou, quando filhotes, tiveram sarna negra não procriem para que a doença não se multiplique.

A escabiose, que afeta principalmente animais com poucas condições de higiene,é uma doença parasitária de pele, bastante contagiosa e que causa coceira. Pode ser transmitida aos animais ou ao homem pelo contato com o parasita transmissor (ácaro).

Nos cães, a chamada escabiose canina é transmitida pelo ácaro Sarcoptes scabiei que cava ‘túneis’ nas camadas mais profundas da pele, sendo que as lesões se iniciam na cabeça abdômen, patas e bordas das orelhas podendo se estender por todo o corpo do animal. Uma vez instalada, a escabiose causa coceira, queda de pelos, descamações, crostas no local dos ferimentos e perda de peso devida ao estresse.

Nos gatos, o responsável pela transmissão da escabiose felina é o ácaro Notroedis cati. Tão contagiosa quanto a escabiose canina, manifesta-se, principalmente, na cabeça, pescoço e orelhas podendo se espalhar para outras partes do corpo uma vez que gatos têm o hábito de dormir ‘enrolados’. Seus sintomas são os mesmos apresentados pelos cães.

O diagnóstico da escabiose pode ser feito por exames de raspagem de pele. Contudo, dependendo do histórico da vida do animal e dos sinais clínicos que venha a apresentar (como lesões características da doença), diagnóstico pode ser visual. Nem sempre os sintomas apresentados pelo animal são específicos de escabiose, podendo ser confundidos com outras dermatoses, o que torna imprescindível o acompanhamento de um veterinário.

Há vários tipos de tratamento para a Escabiose, como banhos sarnicidas ou, dependendo da gravidade da doença, o auxílio de medicamentos a critério do veterinário. Não existem vacinas contra a escabiose!

Dra.Milagros Guadalupe Perera

CRMV 15.742 - milamgp@hotmail.com




---