Como salvar um cão afogado

Os cães são naturalmente bons nadadores para distâncias curtas, mas podem ter problemas. Pode acontecer dele nadar muito longe e ficar cansado tentando nadar de volta ou ele pode cair em uma piscina e não conseguir sair.

Sempre se proteja ao tentar salvar um cachorro se afogando. Alguns minutos de preparação podem salvar duas vidas, a sua e a do cachorro. Não esqueça de procurar sinais de choque, que incluem gengivas pálidas ou brancas, batimento cardíaco rápido e respiração acelerada. Use as dicas a seguir para salvar um cão que esteja se afogando.

Passo 1a
2006 Publications International, Ltd.

  • Resgate o cão.
  • Segurando uma corda, jogue uma bóia na direção do cachorro, tente puxar o cachorro pela coleira usando uma vara ou vá até o cachorro, em um barco.
  • Em último caso, nade até o cachorro sem esquecer de se proteger. Leve alguma coisa onde o cachorro possa ser preso ou possa subir para ser puxado para terra firme.
  • Retire a água dos pulmões do cachorro.
  • Se você puder erguer o cachorro, segure suas pernas traseiras e mantenha-o de cabeça para baixo por 15 a 20 s. Dê 3 ou 4 sacudidas para baixo para ajudar a drenar a água dos pulmões.

  • Se você não puder erguer o cachorro, coloque-o em uma superfície inclinada com a cabeça para baixo para facilitar a saída da água.

  • Passo 2a


    2006 Publications International, Ltd.

    Se o cachorro não estiver respirando, sinta o batimento cardíaco colocando os dedos a 5 cm do cotovelo no meio do peito. Se o coração estiver batendo, faça respiração artificial. Deite o cachorro de lado. Estique a cabeça e o pescoço do cão. Mantenha a boca e lábios fechados e assopre com força pelas narinas. Faça uma respiração a cada 3 a 5 s. Respire fundo e repita até sentir resistência ou ver o peito subir. Após 10 s pare e observe o peito para ver se está se movendo, o que indica que o cachorro está respirando sozinho. Se o cachorro não estiver respirando, continue a respiração artificial. Se o coração não estiver batendo, faça respiração artificial.

Ressuscitação cardiopulmonar para cães com até 20 kg

  • Deite o cachorro de costas.
  • Ajoelhe-se perto da cabeça do cão.
  • Feche suas mãos sobre o peito do cachorro com as palmas sobre cada lado do peito.
  • Comprima as palmas sobre o peito com firmeza contando até dois e solte contando um. Pressione moderadamente. Repita aproximadamente 60 a 90/min.



  • Passo 5f
    2006 Publications International, Ltd.

    Alternativamente (após 30 s), segure a boca e lábios do cachorro fechados e assopre com força nas narinas. Assopre por 3s, respire fundo e repita até sentir resistência ou ver o peito do cachorro subir. Tente repetir 10 a 20/min. Como regra geral, faça cinco compressões cardíacas para cada respiração.
  • Pare após um minuto. Observe se há movimento do peito e sinta o batimento cardíaco colocando os dedos a 5 cm do cotovelo no meio do peito.

  • Se o coração não estiver batendo continue a ressuscitação cardiopulmonar.

Ressuscitação cardiopulmonar para cães com mais de 20 kg

  • Deite o cachorro de lado.
  • Coloque a palma da sua mão no meio do peito do cachorro.

    Passo 5b
    2006 Publications International, Ltd.

  • Comprima contando até dois e solte contando um. É preciso pressionar com firmeza. Repita aproximadamente 60 a 90/min.
  • Alternativamente (após 30 s), segure a boca e lábios do cachorro fechados e assopre com força nas narinas. Assopre por 3 s, respire fundo e repita, até sentir resistência ou ver o peito do cachorro subir. Tente repetir 10 a 20/min.
  • Pare após um minuto. Observe o peito para ver se o cachorro está respirando e sinta o batimento cardíaco colocando os dedos 5 cm atrás do cotovelo, no meio do peito.
  • Se o coração não estiver batendo, continue a ressuscitação cardiopulmonar.
  • Leve o cachorro imediatamente ao veterinário. A ressuscitação e a respiração devem continuar no caminho ou até o cachorro começar a respirar e o coração começar a bater sem assistência.

Os filhotes adoram roer e normalmente não discriminam o que podem e o que não podem roer. Se o seu filhote roer um fio elétrico, você pode ter que tratar um choque elétrico. Veja na próxima seção algumas dicas de como lidar com este tipo de emergência.

Anterior________________________ Introdução _______________________ Próxima

1. Como transportar um cão machucado14. Como tratar um cão com ulceração pelo frio
2. Como dar remédios via oral para um cão15. Como tratar um cão com insolação
3. Como tratar um cão sangrando16. Como tratar um cão com hiportemia
4. Como tratar um cão com dilatação gástrica17. Como tratar um cão picado ou aferroado por um inseto
5. Como cuidar de um cão com uma perna quebrada18. Como tratar um cão envenenado
6. Como tratar um cão queimado19. Como tratar um cão que inalou fumaça ou monóxido de carbono
7. Como tratar um cão engasgado20. Como ajudar um cão com ferimento perfurante
8. Como tratar um cão em convulsão21. Como tratar um cão em choque
9. Como tratar um cão com diarréia22. Como tratar um cão que foi atacado por um gambá
10. Como tratar um cão mordido por animal selvagem23. Como tratar um cão mordido por uma cobra
11. Como salvar um cão afogado24. Como tratar um cão inconsciente
12. Como ajudar um cão que levou um choque elétrico25. Como tratar um cão vomitando
13. Como tratar um cão com os olhos machucados26. Como ajudar uma cadela a dar cria

---