Como tratar um cão queimado

Os cachorros adoram ficar aos pés dos donos quando estes estão cozinhando. Pode ser muito bonito, mas também pode ser muito perigoso para o cachorro quando se está usando água fervente ou óleo quente na cozinha.

O cachorro pode ter queimaduras de primeiro, segundo ou terceiro graus causadas por fogo, calor, líquidos ferventes, produtos químicos e eletricidade. Todas são dolorosas e podem causar danos e até a morte. Queimaduras superficiais, doloridas e avermelhadas normalmente não são graves. Porém, os primeiros socorros devem ser prestados o mais rápido possível para aliviar a dor.

As dicas a seguir vão ajudar a identificar o tipo de queimadura com a qual você está lidando e também como tratar os ferimentos.

Queimaduras de primeiro ou segundo grau

Os sinais de uma queimadura de primeiro grau incluem pêlos queimados ou intactos, lesões dolorosas e pele vermelha com a possibilidade de formação de bolhas. Os sinais de queimaduras de segundo grau são pêlos queimados ou lesões dolorosas que ficam amarronzadas, com inchaço e bolhas. Se você perceber qualquer um desses sinais, faça o seguinte:

  • Contenha o cão, se necessário.
  • Aproxime-se do cachorro lentamente, falando em um tom de voz tranqüilizador.

    Passo 2
    2006 Publications International, Ltd.

  • Aplique água fria ou bolsas de gelo no local deixando em contato com a área afetada por 15 min. NÃO use pomadas ou óleo.
  • Se a queimadura cobrir uma grande parte do corpo do cachorro ou estiver onde ele possa lamber, cubra o local com uma compressa estéril. NÃO use algodão.
  • Enrole pedaços de pano ou outro material macio ao redor da compressa e amarre ou cole com esparadrapo somente para manter a compressa no lugar.
  • Leve o cachorro a um veterinário o mais rápido possível.

Queimaduras de terceiro grau

Os sinais de uma queimadura de terceiro grau incluem destruição de uma área de pele, lesões brancas ou pretas e pêlo que sai com facilidade. Também observe sinais de choque, que incluem gengivas pálidas ou brancas, batimento cardíaco e respiração rápida. Se você vir algum desses sinais, faça o seguinte:

  • Contenha o cão, se necessário.
  • Aproxime-se do cachorro lentamente, falando em um tom de voz tranqüilizador.
  • Veja se o cachorro está em choque.
  • Examine as gengivas erguendo o lábio superior com cuidado. Gengivas pálidas ou brancas indicam grande possibilidade de choque. Se as gengivas estiverem rosadas o cachorro não está em choque.
  • Determine o batimento cardíaco. Coloque seus dedos com firmeza sobre o cão aproximadamente 5 cm atrás do cotovelo no centro do peito. Conte o número de batidas em 10 s e multiplique por 6. Se o cachorro estiver em choque, seu batimento deve ser de mais de 150 batidas por minuto.
  • Coloque o cachorro de lado com a cabeça estendida. Puxe a língua do cachorro com cuidado para manter a entrada de ar livre.
  • Eleve um pouco a parte traseira do cachorro, usando um travesseiro ou toalhas dobradas. Para conservar a temperatura corporal, enrole o cachorro em um cobertor ou casaco.
  • NÃO use pomadas ou óleos. Coloque uma compressa limpa e seca sobre a área queimada. NÃO use algodão.
  • Enrole pedaços de pano ou outro material macio ao redor do curativo e amarre ou cole com esparadrapo, pressionando apenas o suficiente para segurar a bandagem no lugar.
  • Leve o cachorro a um veterinário o mais rápido possível.

Queimaduras químicas

Os sinais de queimaduras químicas incluem um cheiro característico como de terebentina, gasolina ou inseticida; pele avermelhada ou dor. Se você perceber esses sinais, faça o seguinte:

Passo 2
2006 Publications International, Ltd.

  • Contenha o cão, se necessário;
  • Aproxime-se do cachorro lentamente, falando em um tom de voz tranqüilizador.
  • Lave a área completamente com água e sabão, repetindo quantas vezes for necessário para remover o produto químico. Use sabão suave e ensaboe bem. NÃO use qualquer tipo de solvente.
  • Fale com o veterinário para maiores instruções.
Seu cachorro se mete em tudo? Veja a próxima seção para dicas de primeiros socorros para atender um cão engasgado, incluindo como liberar as vias aéreas e fazer ressuscitação cardiopulmonar.

Anterior________________________ Introdução _______________________ Próxima

1. Como transportar um cão machucado14. Como tratar um cão com ulceração pelo frio
2. Como dar remédios via oral para um cão15. Como tratar um cão com insolação
3. Como tratar um cão sangrando16. Como tratar um cão com hiportemia
4. Como tratar um cão com dilatação gástrica17. Como tratar um cão picado ou aferroado por um inseto
5. Como cuidar de um cão com uma perna quebrada18. Como tratar um cão envenenado
6. Como tratar um cão queimado19. Como tratar um cão que inalou fumaça ou monóxido de carbono
7. Como tratar um cão engasgado20. Como ajudar um cão com ferimento perfurante
8. Como tratar um cão em convulsão21. Como tratar um cão em choque
9. Como tratar um cão com diarréia22. Como tratar um cão que foi atacado por um gambá
10. Como tratar um cão mordido por animal selvagem23. Como tratar um cão mordido por uma cobra
11. Como salvar um cão afogado24. Como tratar um cão inconsciente
12. Como ajudar um cão que levou um choque elétrico25. Como tratar um cão vomitando
13. Como tratar um cão com os olhos machucados26. Como ajudar uma cadela a dar cria

---

Nenhum comentário:

Postar um comentário