O choque é extremamente sério; é a causa número 1 das mortes em acidentes. O choque é uma reação a um sangramento grave, interno ou externo ou a qualquer ferimento grave que "assuste" o organismo; por exemplo, um corte grande ou uma amputação com grande perda de sangue. O corpo tenta compensar a perda acelerando os batimentos cardíacos para evitar que a pressão sangüínea caia. Ao mesmo tempo as veias que irrigam a parte externa do corpo são contraídas. Isso acontece para conservar a irrigação sangüínea normal nos órgãos vitais.
Entretanto, se houver uma grande perda de sangue ou outro ferimento grave, o corpo reage de forma exagerada causando um acúmulo de sangue nos órgãos internos. Isso pode causar morte por queda da pressão arterial e falta de oxigenação cerebral.
2006 Publications International, Ltd. |
Os sinais do choque incluem gengivas pálidas ou brancas, pulsação fraca e acelerada, respiração rápida ou temperatura corporal abaixo do normal (pele fria). Se o seu cão está em choque, use as dicas a seguir para prestar primeiros socorros apropriadamente.
- Veja se o cachorro está em choque.
- Examine as gengivas levantando com cuidado o lábio superior. Gengivas pálidas ou brancas indicam que o cão está em choque e pode ter ferimentos ou hemorragia interna grave. Se as gengivas estiverem rosadas, provavelmente o cão não está em choque.
- Determine o batimento cardíaco. Coloque seus dedos com firmeza sobre o cão aproximadamente 5 cm atrás do cotovelo no centro do peito. Conte o número de batidas em 10 s e multiplique por 6. Se o cachorro estiver em choque seu batimento deve ser de mais de 150 batidas por minuto.
2006 Publications International, Ltd. - Coloque o cachorro de lado com a cabeça estendida.
- Puxe a língua do cachorro com cuidado para manter a entrada de ar livre.
- Eleve um pouco a parte traseira do cachorro, usando um travesseiro ou toalhas dobradas.
- Estanque qualquer hemorragia visível imediatamente.
- Cubra o ferimento com um pano limpo ou curativo estéril.
2006 Publications International, Ltd.- Coloque sua mão sobre o curativo e pressione com firmeza.
- Mantenha a pressão sobre o curativo até parar de sangrar. Se o sangue encharcar o curativo NÃO o remova. Coloque outro curativo por cima e continue pressionando até parar de sangrar. Se o sangramento não parar em até 5 min, continue pressionando o ferimento e leve o cachorro imediatamente ao veterinário.
- Enrole pedaços de pano ou outro material macio ao redor do curativo e amarre ou cole com esparadrapo, pressionando apenas o suficiente para segurar a bandagem no lugar. Comece abaixo do ferimento e cubra de baixo para cima.
- Se o sangramento não parar em até 5 min leve o cachorro imediatamente ao veterinário.
- Para conservar a temperatura corporal, enrole o cachorro em um cobertor ou casaco.