Blood hound

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Bloodhound

Grupo:
6 - Sabujos
Nome de Origem
: Chien de saint Hubert
País de origem:
Bélgica
Registro FCI
: 84
Grau de Atividade
: Moderado
Funções
: Companhia, caça e cão rastreador


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: Macho: De 64 a 70cm; Fêmea: De 58 a 66cm.
Peso: Machos: 46 a 54kg ; Fêmeas: 40 a 48 kg.
Pêlo: Curto, duro no corpo, macio e sedodo na cabeça e nas orelhas.
Cores: Preto e fulvo ( preto no formato de uma sela sobre o dorso), castanho e fulvo ou unicolor fulvo.


O bloodhound, também conhecido como cão de Santo Humberto é uma raça muito antiga que foi selecionada pelos monges da cidade de Santo Humberto, o Santo patrono dos caçadores, daí seu outro nome, no século IX. A raça foi levada a Inglaterra por Guilherme, o conquistador. O nome Bloodhound significa “cão de sangue” o que refere-se a sua habilidade como cão de pista de sangue para seguir presa ferida. Na França era o cão oficial das matilhas reais de caça desde o reinado de Francisco I até Luís XIV, quando foi substituído pelos “cães brancos do rei” variedade originária do cruzamento entre uma variedade branca de bloodhound, chamado de “santo Humberto de Lorena”, com o braco italiano. Os Ingleses reclamam para si a origem do Bloodhound, alegando que os ancestrais da raça eram cães ingleses que teriam sido aprimorados pelos monges de Santo Humberto, mas, apesar disto a raça é considerada oficialmente uma raça belga.

Esta raça é uma das que possuem olfato mais apurado, ficou famosa como rastreadora e como cão policial auxiliando detetives em todo o mundo a seguir trilhas. É capaz de seguir trilhas de fugitivos por mais de 80km de distância. É considerada a melhor raça para seguir trilhas de odôr que existe atualmente.

É um cachorro de temperamento agradável, carinhoso e equilibrado, muito dócil e manso. Alguns podem até se sentir intimidados pelo seu tamanho, todavia não é considerado um bom cão de guarda. O bloodhound é corajoso, perseverante, resistente e de personalidade forte, sendo considerado teimoso, ocupa a 74ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren, o que exige carinho, paciência e insistência por parte de seu dono. Esta raça não suporta brutalidade.

O bloodhound é um cão que precisa de espaço e de passeios para se exercitar, não sendo apropriados para ambientes como apartamentos. Seu pêlo necessita de escovações freqüentes para a retirada de pêlos mortos. Além disso o dono deve cuidar da higiene das orelhas para evitar problemas de otite. Esta raça pode estar sujeita a problemas de displasia e de torção gástrica, problemas que podem ser evitados com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.

---