Braco Italiano

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Braco Italiano

Grupo:
7 - Cães Apontadores; seção 1 - Cães Apontadores Continentais; 1.1 - Cães Apontadores do Tipo Continental (Braco)
Nome de Origem
: Bracco italiano
País de origem:
Itália
Registro FCI
: 202
Grau de Atividade
: Moderado
Funções
: Caça


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: De 55cm a 67cm.
Peso: De 25 a 40kg.
Pêlo: Curto, denso e brilhante; mais fino e curto na cabeça, nas orelhas, nas faces, anterior dos membros e nas patas.
Cores: Branco, branco com manchas de variação marrom, mascara marrom.


O Braco Italiano segundo teorias, é uma das primeiras raças de cão de apontador nascidas a partir dos antigos cães sabujos. Algumas teorias sustentam que os primeiros bracos tenham sido desenvolvidos na Alemanha, todavia, existem fortes indícios de que estes animais já eram conhecidos antes em outras partes da Europa continental.

O que se afirma com certeza é que devida origem antiga, a raça ajudou no desenvolvimento de diversas outras raças apontadoras como: Pointer Francês, Vizla e o Spinone Italiano, sendo considerado o pai dos demais Braços. Era muito apreciado pela nobreza européia, graças a sua habilidade como caçador de aves. Não é uma raça muito conhecida, todavia, tem despertado interesse cada vez maior nos países onde a caça é permitida, onde é usado tanto para caçar aves - sua especialidade - como também outros pequenos roedores.

Apesar das orelhas longas e do olhar pensativo, que lhe dão um ar sério, é um animal bastante alegre e adora ficar perto dos donos. É obediente, adora receber carinho e possui facilidade de adestramento.

No que diz respeito às aptidões para a caça, o Braco Italiano - diferente dos cães apontadores ingleses, é bem mais lento. Explora qualquer tipo de terreno de maneira meticulosa e prudente. Todavia, sua lentidão tem dificultado a sua aceitação pelo público.

Sua pelagem curta não necessita de muitos cuidados, bastando apenas escovações diárias para a retirada de pêlos môrtos.

É uma raça muito saudável, são animais rústicos, com poucos problemas genéticos, no entanto, alguns exemplares podem apresentar doenças como: Displasia coxo-femural, um problema que pode ser evitado com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.

---