Cairn terrier

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Cairn terrier

Grupo:
3 – Terriers; seção: 2 - Terriers de Pequeno Porte
Nome de Origem
: Cairn terrier
País de origem:
Grã-Bretanha
Registro FCI
: 4
Grau de Atividade
: Moderado
Funções
: Companhia e caça


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: De 28 a 30 cm.
Peso: De 5kg a 7,5kg.
Pêlo: Pelagem de cobertura dupla com
pêlos abundantes, ásperos, mas não grosseiros; subpêlo curto, macio e fechado.
Cores: Creme, trigo, vermelho, cinza ou quase preto.


Esta raça se originou na Escócia, sendo uma das mais populares e antigas raças da Grã-bretanha, sendo uma das poucas raças que manteve seu padrão desde o início. A raça já existia na região da Escócia desde o século XV e era utilizada na caça de pequenos animais como: raposa, lebres e lontras. Expulsavam a caça de seu esconderijo, que era formado por pedras empilhadas (cairn). Daí a origem de seu nome.
Facilitando, desta forma o trabalho do caçador.

Sua antiguidade e a grande variedade de raças aparentadas torna difícil precisar quais foram as raças que constituíram o Cairn Terrier. O que se sabe é que foi a partir do Cairn terrier que surgiu outras raças, como o West Highland White Terrier, uma vez que do acasalamento de 2 Cairns eventualmente nasciam exemplares brancos. A cor branca foi banida das cores aceitas para o Cairn no início do século XX. Numa mesma ninhada poderia haver cães registrados como Cairn Terrier e outros filhotes registrados como Westie, dependendo da cor.

O Cairn terrier é um animal bastante ativo, valente, alegre e excelente companheiro. Esta raça adora explorar horas e horas os jardins e lugares afins. Por isso não é recomendável para donos que gostam de manter seu jardim impecável, pois o Cairn é um escavador nato!

É um cão de personalidade muito alegre e que está sempre disposto a brincadeiras e mesmo em idade avançada costuma conservar essa característica juvenil, é um ótimo cão para as crianças. É um animal bastante apegado à família e não se adapta bem à solidão. Uma vez que deixado muito tempo sozinho, pode desenvolver comportamentos bastante destrutivos.

Ocupa a 35ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren. O Cairn, assim como a maioria dos terriers em geral, apresenta uma tendência a latir bastante, sendo um excelente cão de alarme. Todavia, seu dono deve desencorajá-lo desde filhote a perder o costume de latir à toa. Caso contrário essa característica se tornará um transtorno. A raça não costuma se dar bem com outros animais, principalmente com cães de mesmo sexo. No entanto, se acostumados desde filhote pode haver bom convívio.

Sua pelagem necessita apenas de escovações semanais e banhos esporádicos, evitando assim que perca a oleosidade e a textura natural do pêlo. Como todo terrier de pequeno porte seu dentes necessitam de escovação freqüente para evitar o acúmulo de tártaro.

Mesmo sendo um animal rústico e bastante saudável, a raça apresenta pré-disposição a algumas doenças como : Atrofia progressiva da retina, subluxação da patela e alergias (especialmente à comidas e a pulgas). Problemas que poderão ser evitados com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.

---