INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome: Cão de crista chinês
Grupo: 9 - cães pelados
Nome de Origem: Chinese Crested
País de origem: China
Registro FCI: 288
Grau de Atividade: Moderado
Funções: Companhia
CARACTERÍSTICAS DA RAÇA
Altura: Macho: De 22cm a 33cm
Fêmea: De 23cm a 30cm.
Peso: Até 5,5kg.
Pêlo: Concentrado na crista, pluma e patas, as áreas com pêlo não devem ser extensas demais. Sua pelagem é formada pêlo sub-pêlo denso e macio com pêlo de fios longos e finos como um véu.
Cores: Todas as cores com diversas combinações são possíveis.
O cão de crista chinês ou Chinese crested, como também é conhecido possui a origem cercada de divergências e mistérios, porém é provável que se trata de uma raça muito antiga da qual existem representações gráficas datando de milhares de anos. A raça se espalhou pelo mundo dentro de navios chineses, nos quais tinham função de caçar ratos. A raça chegou a Europa por volta do século XIX, e atraiu muita atenção graças a sua aparência exótica.
Embora seja menos conhecida, existe uma variedade desta raça que possui pêlos abundantes em todo o corpo, esta variedade é chamada de “powderpuff” que em inglês significa, literalmente, as almofadas ou esponjas utilizadas pelas mulheres para aplicar maquilagem na face, devido ao uso comum de pó de arroz como cosmético antigamente esta variedade ganhou a designação em português de “esponja de pó de arroz”. A variedade mais conhecida é chamada de “hairless” que em inglês significa sem pêlos, mas mesmo esta variedade apresenta pêlos em determinadas áreas do corpo como a cabeça (chamado de crista), patas (chamadas de meias) e cauda (chamada de pluma). Por seu aspecto pouco usual, os cães “hairless”, são os mais populares, mas os “powderpuff” são igualmente importantes para a raça, pois as duas variedades devem ser acasaladas entre si para manter a saúde genética dos cães.
Os cães de crista chineses da variedade hairless possuem uma pele grossa e resistente, que cicatriza rapidamente. Além disto, esta variedade possui glândulas sudoríferas no corpo o que permite que suem para aliviar o calor ao invés de ofegar como os outros cães.
É uma raça moderadamente ativa e bastante alegre, muito afetuosa e sensível sendo um cão de companhia por excelência. Apesar de suas qualidades como companheiro, o relacionamento desta raça com crianças pequenas deve ser supervisionado já que, por se tratar de uma raça de pequeno porte, brincadeiras infantis podem vir a machucá-la.
O cão de crista chinês é uma raça para o interior das residências, ele aprecia o contato próximo com a família, detesta solidão e é sensível ao frio e à insolação (especialmente os hairless). Esta raça é desconfiada com estranhos e pode latir para dar o alarme. É um cão de personalidade forte, considerado teimoso. Ocupa a 61ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanely Coren. Sua educação, portanto, deve começar cedo, e exigirá paciência do seu dono.
É um animal que se adapta bem a apartamentos, todavia, necessita de passeios regulares. A variedade powderuff deve ser escovada regularmente. Como toda raça de pequeno porte, deve-se escovar os dentes regularmente para evitar a formação de tártaro. Cães desta raça podem estar sujeitos a apresentar doenças genéticas como atrofia progressiva da retina, um problema que pode e deve ser evitado com a boa escolha do filhote e dos pais da ninhada.