Puli

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Puli

Grupo:
1, seção: 1-: 1 Cães pastores
Nome de Origem
: Puli /Cão D’água Hungaro
País de origem:
Hungria
Registro FCI
: 55
Grau de Atividade
: Moderado
Funções
: Companhia


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: De 37 a 44 cm.
Peso: De 10kg a 15kg.
Pêlo: Longa, macia e com pêlo ondulado e encaracolado com tendência formar “cordas”.
Cores: Preto uniforme, preto com nuance avermelhada e as variedades de cinza e branco.


Sua origem, remonta há mais de mil anos, esta raça, esteve sempre ligada a contribuição que prestou no pastoreio das ovelhas, nas margens das planícies húngaras.

Sua descendência é ainda desconhecida, apontando-se por vezes como referência o antigo Terrier Tibetano, pela sua semelhança física. Por volta do séc. XVII e XVIII, a Hungria foi repovoada por imigrantes do oeste europeu que levaram consigo os seus cães alemães e franceses. O cruzamento destes últimos com o Puli originou o aparecimento de novas espécies, chegando até mesmo a colocar em risco a própria existência da raça.

Diversos criados preocupados com o desaparecimento da raça impediram que a mesma não se extinguisse. No ano de 1959, foram estabelecidos os parâmetros desta classe de cães pelo Clube de Puli Húngaro, provocando um claro crescimento desta raça.

Esta raça possui uma personalidade forte, seus exemplares são extremamente inteligentes, e vivazes. É um animal sensível, que não passa despercebido, dada a sua energia constante e necessidade de comunicação. Aprecia por isso os jogos e as brincadeiras inerentes à relação com o seu dono.

Não é um animal que adota uma postura agressiva com estranhos, todavia, é capaz de ladrar, caso se sinta ameaçado.

Se adaptam facilmente a várias espécies de ambientes, podendo até mesmo ser criados em apartamentos, desde que possam ser levados a passeios freqüentes.

Sua pelagem necessita de cuidados especiais. Aos 6 meses de idade começam a surgir as primeiras cordas, que convém que sejam desenriçadas, já que a camada externa de pêlo tem tendência de entrelaçar com o subpêlo. Se realizar este processo regularmente, não haverá qualquer problema na escovação. Ao dar banho em um puli é importante que o seque com o secador, caso contrário pode demorar dois dias até que fique completamente seco (o que poderia causar doenças de pele). As orelhas e os olhos devem ser alvo de atenção na higienização.



ALBÚM DE FOTOS

---