Cavalier King Charles Spaniel

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Cavalier King Charles Spaniel

Grupo:
7 - cães de companhia
Nome de Origem
: Cavalier King Charles Spaniel
País de origem:
Grã-Bretanha
Registro FCI
: 136
Grau de Atividade
: Moderado
Funções
: Companhia


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: De 30cm a 33cm.
Peso: De 5,5 a 8,0kg.
Pêlo: Longo, sedoso, sem encachear. Admite-se uma ligeira ondulação. Franjas abundantes.
Cores: Qualquer combinação de cores. Cores mais comuns: branco e tons avermelhados, preto e tons castanhos, podendo ser: unicolor, bicolor e tricolor.


A raça foi desenvolvida a partir do King Charles Spaniel e é uma das mais antigas e populares da Inglaterra. Com o passar dos anos, o Cavalier King quase desapareceu como raça pura, devido a cruzas com raças de porte menor e narizes curtos, importadas da China e Japão, especialmente com Pugs. Somente por volta do ano de 1926, que os criadores conseguiram recuperar o tipo original e voltaram a criar o velho Cavalier Charles Spaniel. Assim, depois de alguns cruzamentos, existem duas variedades: o de menor porte, o King Charles Spaniel, e o maior, o Cavalier King Charles Spaniel.

O Cavalier é um cão de companhia por excelência, é muito dócil, carinhoso e amistoso. Apesar de sua aparência frágil é bem robusto. Se adapta a vários espaços, inclusive a apartamentos, desde que possam ser levados para passeios diários. É um animal que adora a companhia de seu dono, desta forma, não é recomendável que fiquem sozinhos por longos períodos. A raça ocupa a 44ª posição no ranking de inteligência canina de Stanley Coren.

Sua pelagem não necessita de muitos cuidados, basta escovações diárias para a retirada de pêlos mortos e para evitar a formação de nós, principalmente nas regiões da orelha e axila. Recomendam-se também tosas higiênicas bimestrais.

É um anima bastante saudável, no entanto, possuem certa tendência à obesidade. Por isso necessitam de uma alimentação balanceada.

Alguns exemplares da raça apresentam um problema hereditário da válvula mitral, uma alteração cardíaca que reduz o tempo de vida de algumas linhas de sangue da raça. Por isso recomendá-se a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.

---