Dandie Dinmont Terrier

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Dandie Dinmont Terrier

Grupo:
3; seção: 2 -Terriers de pequeno porte
Nome de Origem
: Dandie Dinmont Terrier
País de origem:
Escócia
Registro FCI
: 168
Grau de Atividade
: Moderado
Funções
: Companhia e caça


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: De 20cm a 30cm.
Peso: De 8kg a 10kg .
Pêlo: Dupla, com subpêlo macio, e o pêlo mais duro.
Cores: Pimenta ou mostarda.


A origem da raça, provavelmente se entrelaça com os terriers nativos, criados por caçadores que viviam na divisa da Inglaterra com a Escócia, é bem provável que tenha um possível grau de parentesco com o Skyle terrier. A raça aparece retratada em pinturas datadas de antes do ano de 1850. O Rei Louis Philippe da França possuía um casal da raça, da qual era apaixonado. Acredita-se que o seu nome é uma homenagem a um personagem de uma obra do romancista Walter Scott, que possuía cães desta raça.

É um ótimo cão de companhia para todas as idades, especialmente para crianças. São extremamente leais, inteligentes e muito independentes. São animais muito curiosos que adoram explorar todos os ambientes ao seu redor, por isso, é recomendável que mantenha os portões da casa sempre fechados, para se evitar possíveis fugas e acidentes. Se adaptam bem a todos os ambientes, podendo ser criados em apartamentos, contanto que seu dono o leve para passeios regulares.

O “Dandie” é uma raça reservada com estranhos e não costuma se adaptar bem a companhia de outros cães e animais, pois pode ser agressivo com os mesmos. No entanto, se acostumados desde filhotes podem estabelecer um bom convívio.

Sua pelagem não dispensa muitos cuidados, basta apenas escovações diárias para se evitar a formação de nós e retirada de pêlos mortos. Na hora do banho, recomenda-se um cuidado especial com os ouvidos, recomendando que se seque muito bem os mesmos para se evitar otite e eventuais inflamações.

A raça possui tendência a apresentar certas doenças genéticas, como: problemas nos discos intervertebrais, problemas ortopédicos e ainda doenças como luxação da patela. Problemas, que podem ser evitados com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.

---