Griffon de Bruxelas

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Griffon de Bruxelas

Grupo:
9 - Cães de Companhia; seção 3 - Cães Belgas de Porte Pequeno; 3.1- Griffons
Nome de Origem
: : Griffon Bruxellois
País de origem:
Bélgica
Registro FCI
: 80
Grau de Atividade
: Moderado
Funções
: Companhia


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: De 17 a 25 cm.
Peso: De 3kg a 6kg.
Pêlo: Pêlo duro com subpêlo. O pêlo é naturalmente áspero, ligeiramente ondulado, não crespo, é trimado.
Cores: Vermelho, avermelhado; manchas pretas na guarnição da cabeça.


A origem do Griffon de Bruxelas é bastante confusa e misteriosa. Existem algumas representações de cães muito semelhantes ao Griffon, como no quadro de Van Eyck, datado de 1434. Existem 3 variedades da raça (Griffon de Bruxelas, Griffon Belga e Petit Brabançon). Há um certo consenso que derivem dos Barbets, Yorkshire, Fox terrier, Pug e, possivelmente, Affenpinscher.

A raça sofreu muito com a Primeira Guerra Mundial e por pouco não foi extinta, porém, graças ao trabalho dos criadores, em especial dos ingleses, recuperou-se em termos de qualidade e número de exemplares.

São cães de companhia por excelência, estão sempre vivazes e alegres, todavia não são recomendáveis para crianças, uma vez que não gostam de brincadeiras mais abrutalhadas. São animais extremamente fiéis que apreciam muito a companhia de seu dono. Por isso, não são adequados a pessoas que passem a maior parte do dia fora. São ótimos cães de alarme, uma vez que estão sempre atentos a todo o tipo de movimentação diferente. É o 59ª no ranking de inteligência canina de Stanley Coren.

Apesar do tamanho reduzido, os Griffons necessitam de passeios diários, no entanto, atividades nos períodos mais quentes do dia devem ser evitados, uma vez que o formato do focinho dificulta a refrigeração do cão e pode levar até mesmo à morte.

Sua pelagem requer certos cuidados. O pelo duro do Griffon não deve ser tosado à máquina e sim arrancado (stripping) para que não cresça demais e perca a textura correta. Esse processo deve ser feito apenas por um profissional, caso contrário pode machucar o cão. Outro cuidado com a higiene dos Griffons refere-se aos shampoos e condicionadores que podem prejudicar a textura dos pelos assim como o excesso de banhos. Durante cartas épocas do ano, pode ser verificada a troca do pêlo que por ser duro, não vai cair tanto quanto outras variedades de pelo curto, mas para que não emitam odores deve receber escovações semanais. Atenção que se deve ter ainda é com seus olhos, que por serem saltados são mais sensíveis.

---