Norfolk terrier /Norwich terrier

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Norwich Terrier

Grupo:
3 – Terriers; seção 2 - Terriers de Pequeno Porte
Nome de Origem: Norwich Terrier
Nome de Origem
: Norwich Terrier
País de origem:
Grã-Bretanha
Registro FCI
: 72F
Grau de Atividade
: Moderado
Funções
: Companhia e caça


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: De 25 a 26cm.
Peso: De 10kg até 12kg.
Pêlo: Duros, de arame, retos e assentados; subpêlo é denso. É mais longo e arrepiado no pescoço, formando uma juba que emoldura a face. Na cabeça e orelhas, é curto e liso, com exceção dos ligeiros bigodes e sobrancelhas.
Cores: Todos os tons de ruivo, trigueiro, preto e castanho ou grisalho com ou sem Marcas brancas.

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Norfolk Terrier

Grupo:
3 – Terriers; seção 2 - Terriers de Pequeno Porte
Nome de Origem
: Norfolk Terrier
País de origem:
Grã-Bretanha
Registro FCI
: 272
Grau de Atividade
: Moderado
Funções
: Companhia e caça


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: De 25cm a 26cm.
Peso: De 10kg até 12kg.
Pêlo: Duro, de arame, reto e assentado. É mais longo e arrepiado no pescoço e nos ombros. Na cabeça e orelhas, é curto e liso, com exceção dos ligeiros bigodes e sobrancelhas.
Cores: Todos os tons de vermelho, trigo, preto e ferrugem ou cinza.Com ou sem manchas brancas.


A origem de ambas as raças são interligadas, o que realmente diferencia ambas as raças é o formato e posicionamento das orelhas, que no caso do Norfolk são caídas enquanto que as do Norwich são eretas. Ambas origens remontam ao século passado, onde no distrito de Norwich e no condado de Norfolk, existiam pequenos terriers cor de fogo.

Eram utilizados como cães de caça, tendo como função desentocar as presas para facilitar o trabalho dos caçadores, além disso, por ser um animal de pequeno porte era utilizado também como cão de companhia. Segundo teorias, as raças seriam resultado de acasalamento de diversas raças como: o Bedlington Terrier, o Staffordshire Bull Terrier e um terrier dourado, semelhante ao Irish Terrier, mas com patas curtas.

São animais muito alegres, leais e ativos, sendo uma ótima pedida para crianças que saibam lidar com seu pequeno porte. São sempre atentos, podendo ser um excelente cão de alarme. Adaptam-se bem a todos os ambientes, uma vez que possam ser levados para passeios freqüentes para poderem se exercitar.

São animais muito inteligentes, porém, teimosos por isso é recomendável que sejam educados desde filhotinhos.

Sua pelagem não necessita de maiores cuidados, basta escovações esporádicas para a retirada de pêlos môrtos. Como todo terrier de pequeno porte, seus dentes necessitam de escovações freqüentes para que se evite o acúmulo de tártaro.

De maneira geral, são animais saudáveis, no entanto, alguns exemplares apresentam doenças genéticas como Epilepsia e alergias, problemas que podem ser evitados com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.

---