Shiba Inu

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Shiba Inu

Grupo:
5 - Cães de tipo Spitz e de tipo Primitivo, secção 5 - Spitzs asiáticos e raças semelhantes

Nome de Origem
: Shiba
País de origem:
Japão
Registro FCI
: 257
Grau de Atividade
: Alto
Funções
: Companhia e caça de animais de pequeno porte.


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: : De 35 a 41 cm.
Peso: Machos: 14 kg; Fêmeas: 9 kg .
Pêlo: Pêlos de cobertura ásperos e retos; subpêlo macio e denso; pêlos da cauda ligeiramente mais longos e levantados.
Cores: Vermelho, preto e castanho (black and tan), sésamo, preto sésamo e vermelho sésamo.


O Shiba é uma raça primitiva do Japão. A seu nome significa “pequeno cão” Esta raça, vivia nas regiões montanhosas da ilha e era utilizado como caçador de pássaros e pequenos animais. Com a cruza destes animais com cães ingleses houve uma modificação dos padrões originais da raça, tornando-se raro um exemplar puro. Os criadores da raça, preocupados com a sua extinção, começaram a criar exemplares selecionados, a partir de 1928 foi proibida a cruza indiscriminada destes animais. O padrão da raça foi unificado no ano de 1934, e três anos depois foi reconhecido e declarado como “Monumento Natural”.

É a menor dentre as raças japonesas. É um animal reservado com estranhos, extremamente fiel ao seu dono e muito valente. Como a maioria das raças japonesas, costuma ser um cão independente, não costumam ficar atrás de seu dono para agradá-lo o tempo todo. Essas características, aliadas ao seu pequeno tamanho, fazem dele um enorme sucesso em seu país de origem, sendo considerado a raça número 1 entre os cães de companhia no Japão.

É um animal super esperto com sentidos muito aguçados. É atento, alegre, vivaz, sempre pronto para interagir com seu dono em brincadeiras.

É uma raça muito resistente e seu tamanho e agilidade, o faz capaz de acompanhar seu dono em qualquer atividade física.

Adapta-se bem a todos ambientes, podendo ser criado em apartamentos por ser um animal extremamente asseado e silencioso. No entanto, necessita de passeios freqüentes. O
Shiba, de maneira geral, não convive bem com outros cães, todavia, pode existir exceções, principalmente se for acostumado desde filhote.

Seu pêlo não necessita de muitos cuidados, bastam escovações diárias para a retirada de pêlos mortos. Não necessitam de banhos semanais. O banho só é recomendável quando o animal apresentar odor ou quando estiver realmente sujo.

Possui uma boa saúde, no entanto, podem apresentar doenças genéticas como: luxação da patela, displasia coxo-femural, catarata e dermatite alérgica. Problemas que podem e devem ser evitados com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.

---