Scottish terrier/ Terrier Escocês

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Terrier escocês/ Scottish terrier

Grupo:
3 – Terriers; seção: 2 - Terriers de Pequeno Porte
Nome de Origem
: Scottish terrier
País de origem:
Grã-Bretanha
Registro FCI
: 73
Grau de Atividade
: Moderado
Funções
: Companhia e caça


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: De 25,4 a 28 cm.
Peso: De 8kg a 11kg.
Pêlo: Pelagem dupla; subpêlo curto, denso e macio; pêlo de cobertura áspero, denso e de arame. Juntos formam uma cobertura resistente às intempéries.
Cores: Preto, trigo ou tigrado.


O Scottish Terrier é uma raça muito antiga da escócia que foi desenvolvida para desentocar as presas e buscá-las após o abate, facilitando, desta forma o trabalho dos caçadores. São possíveis “parentes da raça” o Westie, o Cairn Terrier, o Dandie Dimont e o Skye Terrier. O Scottish, assim como seus parentes mais próximos, foi desenvolvido pelos criadores que buscavam, acima de tudo, um cão forte, valente e inteligente que pudesse acompanhar os caçadores em sua atividade primordial.

A raça é extremamente valente e ativa. Muito ágil e versátil. São sempre alegres e possuem personalidade forte. Podem ser ótimos cães de alarme, uma vez que são muito atentos. Por conta de sua forte personalidade, o scottish não costuma se dar bem com outros animais, nem mesmo cães. Seu relacionamento com crianças pode ser conturbado, uma vez que apesar de sua aparência, não são cães de ‘colo’ e podem acabar revidando com mordidas as brincadeiras mais violentas das crianças.

Ocupam 65ª classificação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren. Devendo o dono ter muita paciência e carinho ao educá-lo.

São animais bastante resistentes, no entanto, alguns exemplares apresentam alguma predisposição genética para as seguintes doenças: paralisia, doença de V Williebrand, Síndrome de Cushing, hipotiroidismo, epilepsia. Problemas que podem e devem ser evitados com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.

Sua pelagem necessita de escovações freqüentes para retirada de pêlos mortos e evitar a formação de nós. Como todo terrier de pequeno porte, seus dentes necessitam de escovação freqüentes para se evitar a formação de tártaro.

---