Skye terrier

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Skye terrier

Grupo:
3 - terriers de pequeno porte
Nome de Origem
: Skye terrier
País de origem:
Escócia
Registro FCI
: 75
Grau de Atividade
: Moderado
Funções
: Companhia e caça


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: De 25cm a 26cm.
Peso: De 10kg a 12kg.
Pêlo: Longo, liso, possui sub-pêlo curto, macio e lanoso.
Cores: Preto, cinza (claro ou escuro), fulva ou creme, Pode ter as extremidades do corpo combinação com qualquer um das cores anteriores.


O Skye terrier é uma raça antiga, aproximadamente 400 anos de idade, possivelmente teve sua origem nas ilhas no noroeste da Escócia. Seu tipo físico não mudou muito ao longo de sua história, com exceção das orelhas que anteriormente eram caídas. Sua perna curta facilitava sua entrada em tocas, tornando-se um bom caçador de raposas e texugos. Foi adotado como cão da rainha Vitória, sendo um animal de desejo entre a alta sociedade da época.

É um animal corajoso e extremamente fiel, em seu país de origem, sua fidelidade ficou famosa com a história de Greyfriars Bobby, um exemplar da raça, que velou o túmulo de seu dono por 14 anos. Os moradores da cidade de Edimburgo (cidade onde morava) ergueram uma estátua em sua homenagem, que além de um símbolo e cartão postal da cidade, é um monumento revelador das qualidades do Skye terrier como companheiro.

É uma raça rústica, auto-confiante, corajosa e totalmente dedicada ao seu dono, este cão é um relativamente teimoso e de personalidade forte. Ocupa a 55ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren, portanto, exige dedicação e paciência por parte do dono que tiver a intenção de adestrá-lo.

Antigamente era utilizado como cão de caça, atualmente é utilizado apenas como cão de companhia. É desconfiado com estranhos.

É um animal que pode ser criado em apartamentos, no entanto, necessita de longos passeios freqüentes para que possa se exercitar.

Seu pêlo necessita de escovações diárias para se evitar a formação de nós. Em geral, é uma raça bastante saudável, no entanto alguns exemplares podem apresentar certas doenças genéticas como: atrofia progressiva da retina, um problema genético que pode ser evitado com uma escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada. Como todo terrier de pequeno porte, necessita de escovação freqüente de seus dentes, para se evitar a formação de tártaro.

---