Welsh Corgi

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Welsh Corgi Cardigan

Grupo:
1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto Boiadeiros Suíços); seção 1 - Cães Pastores
Nome de Origem
: Welsh Corgi Cardigan
País de origem:
Grã-Bretanha
Registro FCI
: 38
Grau de Atividade
: Moderado
Funções
: Companhia, pastoreio e guarda


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: Aproximadamente 30cm.
Peso: De 10kg até 12kg.
Pêlo: Curto ou médio, de textura dura, à prova das intempéries, com bom subpêlo.
Cores: Qualquer cor, com ou sem manchas brancas, porém o branco não deve predominar.

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Welsh Corgi Pembroke

Grupo:
1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto Boiadeiros Suíços); seção 1 - Cães Pastores
Nome de Origem
: Welsh Corgi Pembroke
País de origem:
Grã-Bretanha
Registro FCI
: 39
Grau de Atividade
: Moderado
Funções
: Companhia e pastoreio


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: De 25,4 cm a 30,5 cm.
Peso: De 10kg até 12kg.
Pêlo: De comprimento médio, retos com o subpêlo denso; jamais macios, ondulados ou muito duros (“pêlo de arame”).
Cores: Uniformes: vermelho, fulvo encarvoado, fulvo, preto e castanho, com ou sem manchas brancas nos membros, no peito e no pescoço.


Existes duas variedades dos Welsh Corgi: o Welsh Corgi Pembroke e o Welsh Corgi Cardigan, sendo o Cardigan a mais antiga. Segundo historiadores, esta variedade da raça tenha surgido por volta do ano 1200 a.C e acompanhava os povos celtas ao longo de sua imigração pelas montanhas do Pais de Gales.

Tinha a função original de pastorear rebanho que acompanhavam os celtas em sua migração e vigiar os acampamentos, sendo até hoje um ótimo cão de alarme.

O desenvolvimento da variedade Welsh Corgi Pembroke, segundo estudiosos, ocorreu na época em que o país de Gales esteve ocupado pelos anglo-normandos. Mesmo momento em que Henrique I teria chamado tecelões flamengos para o país, a fim de desenvolver a indústria têxtil na região. Os mesmo chegaram ao país e levaram consigo seus cães, de ascendência nórdica.Segundo pesquisas, ambas as variedades, com o passar do tempo receberam a introdução de sangue de collies e do Sealyham Terrier. Até chegar ao padrão das cariedades que temos atualmente.

A popularidade e a importância do trabalho desenvolvido pela rala como pastores era tamanha que, no século X, o Rei Hywel Dda, instituiu uma multa pesada para quem matasse um exemplar da raça. Entre os séculos XVI e XIX, a função dos Welshies era conduzir os rebanhos até os mercados, porém, com a chegada das estradas de ferro e o desenvolvimento dos transportes, os Welsh Corgi voltaram a participar apenas da vida das fazendas e desenvolviam atividade de companhia.O primeiro clube da raça foi fundado em 1925 em Haverfordwest, reunindo os admiradores do tipo Pembroke e, em 1926, os admiradores do Cardigan criaram a Cardigan Welsh Corgi Association.

Os “Welshes” são animais extremamente inteligentes, espertos, carinhosos, muito leais ao seu dono e bem sociáveis, se acostumando rapidamente com as visitas da casa. Ambas as variedades se adaptam bem aos apartamentos, porém, necessitam de exercícios freqüentes.Segundo Stanley Coren, o Welsh Corgi Cardigan em 26º lugar e o Pembroke na 11°lugar no ranking de inteligência canina.

De maneira geral ambas as variedades são saudáveis, no entanto, necessitam de alimentação balanceada, pois possuem tendência a obesidade,especialmente a variedade Cardigan.

Sua pelagem não necessita de muitos cuidados, no entanto é necessário que se escove os pelos com freqüência para a retirada de pelos môrtos.

---